menu

Sala vermelha: Parintins possui casos de Covid-19 não oficializados

A justiça acatou nesta sexta-feira (10) um mandado de segurança do MP/AM pedindo para que sejam transportados 4 pacientes em estado grave para Manaus

Sala vermelha: Parintins possui casos de Covid-19 não oficializados Hospital Jofre Cohen, em Parintins (AM) - Foto: Cayo Dias Notícia do dia 10/04/2020

Por Cayo Dias

Parintins/AM - Os casos confirmados de coronavírus divulgados pela Prefeitura de Parintins podem ser bem maiores do que o divulgado no ultimo boletim epidemiológico. O Blog Tadeu de Souza apurou informações de que há mais 7 pessoas com suspeita de coronavírus  no Hospital Jofre Cohen.

 

De acordo com uma fonte ligada ao setor da saúde do município que preferiu não se identificar, existe uma chamada “Sala Vermelha”, local em que está os 7 pacientes, sendo 4 em estado grave aguardando a remoção via UTI Aérea para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na capital do estado.

 

Atualmente, existem 6 casos em Parintins oficializados pela prefeitura e pelo governo do estado, além de 2 óbitos e 2 curados. A prefeitura do município alterou o toque de recolher, que inicia mais cedo, de 18h às 06h, uma forma de evitar que o vírus se espalhe ainda mais pela população.

 

A diretora da Fundação em Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, foi enfática sobre a situação do Amazonas. “Enquanto tivermos pessoas nas ruas, teremos o maior índice do país", enfatizou a diretora.

 

A justiça acatou um mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado (MP/AM) para que o Governo do Estado envie o avião UTI para transportar 4 pacientes em estado grave.

 

No pedido, o MP/AM justifica que o município não dispõe de leitos de UTI, e que foi informado que a única UTI área do Estado encontrava-se em deslocamento para Parintins para buscar uma paciente puérpera proveniente do hospital Padre Colombo, mas não teriam condições de buscar os pacientes com Covid-19, em razão do hospital de referência Delphina Aziz, não possuir vagas, ficando sem previsão para encaminha-los para Manaus.

 

Secretário de Saúde omite informações

Em contato com o secretário municipal de saúde, Clerton Florêncio, negou que tenha 7 pacientes com o Covid-19 no município, explicando que possui apenas 4 pacientes internados no hospital, sendo 1 em estado grave, que no teste rápido deu negativo para coronavírus, mas fará a contra-prova em Manaus. Os outros 3 são considerados casos suspeitos.

 

Mas o mandado de segurança aceito pela justiça confirma que existe pelo menos 4 pacientes com suspeita de coronavírus e em estado grave, precisando ser encaminhados para Manaus, contrariando a afirmação do secretário.