O trabalho é liderado pelo artista Glemberg Castro - Foto: Ramon Corrêa
Notícia do dia 06/07/2020
Cayo Dias
Parintins/AM - O município de Parintins (AM) sempre foi um grande celeiro de artistas, que através do Festival Folclórico exibem a sua arte para todo o planeta. E no mês de julho, os artistas de Caprichoso e Garantido se unem pela fé em homenagem à padroeira da Diocese de Parintins, Nossa Senhora do Carmo.
Todos os anos, o grupo de "Artistas da Fé" criam um mural de 50 metros de extensão na parede do Colégio Nossa Senhora do Carmo, um dos locais do trajeto da procissão da padroeira no dia 16 de julho. O trabalho é liderado pelo artista de alegoria do Boi Garantido Glemberg Castro e conta com a participação de vários artistas parintinenses.

Vários artistas de Caprichoso e Garantido participam da obra - Foto: Divulgação
A homenagem surgiu através de uma promessa feita pelo artista que passou por provação há mais de 4 anos atrás quando teve um problema de saúde e após isso decidiu realizar essa obra. “Eu tinha um problema na garganta que me impossibilitava de trabalhar na área artística, e fiz a promessa pra amenizar minhas dores, em forma de agradecimento passei a fazer o muro em homenagem a toda proteção, saúde, e por ter essa estrada iluminada no mundo da arte”, detalhou Glemberg.
O artista explica que todo o trabalho desenvolvido de forma voluntária por vários artistas dos bumbás. “É um trabalho voluntário que feito há mais de 4 anos , que teve iniciativa de uma promessa minha, e hoje fazemos esse trabalho que se tornou grandioso, formado por uma equipe de artistas e colaboradores da fé, com a finalidade de todos os anos homenagear nossa padroeira todos os anos no dia 16”, destacou.

Projeto do painel de 2020 - Foto: Divulgação
Por ser um trabalho voluntário, Glemberg pede à população doações de materiais. “Tudo o que estamos fazendo é de forma voluntária, pela nossa fé, e por isso quem quiser doar flores, balões e TNT nas cores branco e amarelo, lanche e fogos de artifício, tudo será bem recebido”, exaltou o artista. Os interessados em realizar as doações poderão entrar em contato pelo número (92) 99169-7356.
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a procissão não contará com a presença física dos fiéis para não ocasionar grandes aglomerações. Com isso, a diocese irá transmitir pela internet todas as celebrações da festa que inicia nesta segunda-feira (06) e vai até o dia 16 de julho. O Blog Tadeu de Souza fará toda a cobertura jornalística da festa com matérias e transmissões ao vivo da Catedral de Parintins.