menu

140 indígenas se formam nos cursos AIS E AISAN promovidos pelo DSEI/Parintins

140 indígenas se formam nos cursos AIS E AISAN promovidos pelo DSEI/Parintins Os formandos são de 126 comunidades. Foto: Gilson Almeida. Notícia do dia 10/12/2019

Gilson Almeida 
Parintins (AM) - Em Parintins, 140 indígenas se formaram nos cursos de Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN) promovido pelo Programa de Qualificação dos Profissionais, realizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins) com parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e com a Diocese. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (10) no Centro de Formação Diocesano Dom Arcangelo Cerqua (Olaria), situado na rua Terra Santa, bairro Nazaré.

 

O AIS corresponde o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que o DSEI possui nas comunidades ribeirinhas. E o AISAN cuida do monitoramento e qualidade da água que os indígenas consomem.

 

Os formandos são de 126 comunidades dos polos de Parintins, Maués, Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

 

O formando do curso de AIS, Denis Batista de Oliveira, 25, da comunidade Araticum Novo, no município de Barreirinha, conta que poderá levar os aprendizados adquiridos para a sua comunidade.

 

O coordenador do DSEI/Parintins, José Augusto Souza, o Nenga, destaca que qualificar o profissional indígena é de suma importância para o serviço pois o mesmo mora na aldeia, fala a língua dos indígenas e conhece também a medicina tradicional. "Com essa qualificação ele entende o seu papel, o que ele tem que fazer e o que ele tem que transmitir para a comunidade que lá estão aguardando o retorno deles para dar continuidade a esse trabalho.", disse Nenga.

 

Os cursos foram de quatro módulos que iniciaram em 2018 e a próxima etapa são os alunos colocarem em prática o que aprenderam na teoria sendo monitorados pelas equipes de saúde do DSEI para concluírem a carga horária para depois a Ufam emitir o diploma que será entregue em 2020.